Instituto da Educação Instituto da Educação

Blender Total

Avaliação

de R$ 297.00

ou 3x de R$ 99.00

sem juros no cartão

O curso Blender visa o correto desse importante software 3D e busca oferecer uma alternativa para os usuários de outros programas que queiram migrar tendo o melhor custo benefício atualmente.

Carga Horária: 120 horas


Devido a notável envergadura do Blender em diferentes áreas da computação gráfica, abordaremos diferentes técnicas e áreas de aplicação desse software.

Ciclo Básico – esse módulo é para que os iniciantes ou usuários de outros softwares se familiarizarem com o Blender e se sintam à vontade para passear na maioria das opções do programa. Os assuntos abordados aqui serão: a história do Blender, a instalação do programa nos diferentes sistemas operacionais, a interface e a navegação nas incríveis janelas do programa, domínio da 3D view, os tipos e a manipulação dos objetos no Blender, iniciação com muita prática de modelagem inorgânica e orgânica, introdução a texturização, iluminação, rendering e simulações de fluídos, tecidos, soft body, rigid body e partículas.

Após os ciclo básico iniciaremos as outras áreas que farão uso avançado de cada ferramenta vista anteriormente, como por exemplo a criação de materiais, texturas e compositing com o node editor bem como as ferramentas mais avançadas, utilização das janelas Ipo Curve Editor, Sequence Editor, Action Editor, Audio Window e muito mais!

Maquete Eletrônica – Nessa área usaremos o Blender para recriar obras e ambientes à partir de imagens e arquivos de CAD. Abordaremos os renderizadores de código livre Yafaray e LuxRender como opções externas e muito bem integradas ao nosso software principal.

Cada passo estará documentado e a disposição do aluno, da modelagem até a pós-produção. Todos os arquivos utilizados na aula serão oferecidos em formatos abertos.

Visualização de Produtos – Que tal substituirmos o tradicional estúdio de fotografia, a câmera, as luzes, os rebatedores e a mesa pelo Blender? Faremos visualizações de toda sorte de produtos, desde itens simples até o rendering de carros e objetos mais interessantes. Sempre com o tom da fotografia de produtos e com a visão focada na publicidade. Teremos como resultado final imagens incríveis prontas para serem usadas em qualquer mídia.

Animação – Por aqui nos aventuraremos por esta empolgante capacidade do Blender. Abordaremos todo o processo da produção de animações no Blender. Entenderemos a necessidade dos story boards, dos animatics, iniciaremos a modelagem de personagens e ambientes a partir de sketchs, aprofundaremos no processo de rigging de personagens, posing, key frames, key drivers,  e toda a complexidades das técnicas envolvidas. Partiremos de projetos mais simples até os mais complexos como a recriação do curta Creature Factory, produzido pelo artista Andy Goralczyk. Daremos atenção especial aos curtas produzidos pela Blender Foundation como Elephants Dream, Big Buck Bunny e ao Sintel.

Muito trabalho a ser feito por aqui, prepare-se!

Compositing – A ideia aqui é criar e recriar efeitos especiais! Usando o poderoso node editor faremos composições de imagens e vídeos diretamente no Blender. Reformatar imagens e vídeos, correções de cor, combinar e animar elementos através da composição via nodes e edição de vídeo serão as atividades abordadas intensivamente nessa área!

Games – O incrível canivete suíço Blender, também consta de uma engine própria para games e também apoio de outros kits de desenvolvimento para jogos como o Crystal Space. A intenção por aqui é deixar a nossa imaginação fluir e desenvolver games interessantes. Sempre com o tom do mundo do software livre, estudaremos o jogo YoFrankie desenvolvido com o Blender.

Curva de Aprendizagem: Pela experiência em oficinas e aulas ministradas nos últimos anos, trarei para o nosso curso uma exposição mais adequada do software que os frequente. tutoriais presentes na web. Por muitas vezes os tutoriais são apenas a exposição de como um artista venceu uma dificuldade e só, não expõe os pressupostos, não oferece atualizações e nem melhoramentos das técnicas.


Integração Com Outros Softwares Livres: Utilizaremos o Inkscape e o Gimp para auxiliar na criação e edição de texturas e realizar os ajustes finais nas imagens renderizadas. As atividades mais comuns desses softwares serão tratadas em nosso curso trazendo assim mais alternativas livres.

Material de Apoio: Os alunos poderão baixar todas as aulas e materiais utilizados no curso. Cada aula conterá os arquivos necessários para que você pratique e compare os resultados.

Interação entre os alunos: Como em todo bom software e conteúdo livre, a interação e a troca de experiências e conhecimento será um dos pontos mais constantes em nosso curso.

Pensando 3D: A metodologia empregada oferecerá ao aluno a oportunidade de pensar a solução de uma tarefa antes mesmo de tocar no mouse. 
O nosso curso Blender Total é direcionado a todos aqueles que pretendem se profissionalizar em CG 3D e desejam utilizar a melhor alternativa livre. O curso é tanto para os iniciantes quanto para os profissionais que utilizam outras suítes e desejam migrar para o Blender devido às suas consideráveis vantagens

Cursos Relacionados