Instituto da Educação Instituto da Educação

Dúvidas Frequentes

  • Qual a duração dos cursos?

    - Os cursos livres de Atualização possuem duração de 30 dias sejam eles com carga horária que variam de 40 a 100 Horas

    - Os cursos de tecnologia possuem carga horária de 120 a 220 horas esses cursos possuem duração de 60 dias

    - Os cursos de Pós-Graduação possuem carga horária de 460 horas e  duração de 10 meses.
  • Quem pode fazer os cursos do Instituto da Educação?

    É importante ressaltar que os cursos do Instituto da Educação não são de Graduação ou Técnicos, mas de atualização profissional e de Pós-Graduação. Portanto, é importante que os inscritos possuam uma compreensão prévia do assunto a ser estudado para que possam ter um melhor aprendizado nos cursos de atualização e sejam graduados para ingressarem nos cursos de Pós-Graduação.
  • Qual a validade dos certificados?

    Os certificados possuem validade para fins curriculares em: provas de títulos; como certificado de atualização profissional e aperfeiçoamento, respeitando principalmente, a carga horária descrita, bem como possuem validade como carga horária complementar, desde que atenda aos requisitos das instituições de ensino. Em hipótese nenhuma pode ser usado para outros fins. Ressaltamos, ainda, que não se trata de um certificado de graduação ou técnico profissionalizante, consequentemente, não dá o direito de assumir responsabilidades técnicas pelos participantes.
    Os cerificados dos cursos de Pós-Graduação são emitidos pela AVM Faculdade Integrada, credenciada pela Portaria do MEC número 1.663, de 6 de outubro de 2006, para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância em todo o território nacional.
  • Os cursos são autorizados pelo MEC (Ministério da Educação)?

    O MEC - Ministério da Educação - autoriza e credencia somente cursos de graduação e Pós-Graduação e as Secretarias Estaduais de Educação autorizam os cursos técnicos profissionalizantes. Os cursos do Instituto da Educação não são de graduação ou técnico profissionalizante, os cursos são de atualização profissional, portanto são  livres, e cursos livres são assim chamados pois não exigem carga horária mínima, disciplinas, tempo de duração e nem diploma anterior.

    A Constituição Federal, em seu artigo 205 “Caput”, prevê que a educação é direito de todos. Dessa forma, o Instituto da Educação age conforme a lei, com o intuito de incentivo legal.

    Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação  Profissional como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam atualizar-se. Não havendo exigência de escolaridade anterior.

    Fonte:http://faq.edunet.sp.gov.br/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1013&intClass=33&intAgrup=33

    Já os certificados dos cursos de Pós-Gradação são emitidos pela AVM Fculdade Integrada, instituição credenciada pela Portaria do MEC número 1.663, de 6 de outubro de 2006, para a oferta de cursos de Pós-Graduação lato sensu a distância em todo o território nacional. O Instituto da Educação é apenas divulgador destes cursos.
  • Como é a sala de aula virtual?

    A sala de aula virtual ou AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é onde o participante terá acesso ao conteúdo de seu curso e a todos os recursos tecnológicos disponíveis para o seu aprendizado. A sala de aula ficará disponível durante todo o período de realização de seu curso.
    Você possui ainda duas formas de estudar o conteúdo:
    -Off-line: Você poderárealizar o download dos módulos de seu curso para seu computador sem a necessidade de estar conectado à Internet para estudar;
    -On-line: Você estudará conectado à internet dentro de nosso ambiente interativo.
  • Como terei acesso ao material?

    Para realizar sua matrícula, você deve informar seus dados pessoais e o seu e-mail. Deverá, também, escolher um senha de acesso para sua sala de aula virtual. Na data de início de seu curso, com o pagamento realizado, você acessa o site através do campo “Área do Aluno”, localizado no canto superior direito da página. Digite seu e-mail e senha cadastrada para que possa acessar a sua sala de aula virtual, onde você encontrará todo o material do seu curso.
  • Esqueci minha senha de acesso, e agora?

    Caso esqueça sua senha de acesso ao ambiente virtual, tudo o que você terá que fazer é digitar seu e-mail no espaço determinado para login e clique em "esqueci minha senha" para que a mesma seja enviada automaticamente em seu e-mail.
  • Terei que fazer alguma prova durante o curso?

    Preferimos dizer que os participantes terão que realizar uma avaliação e não prova, uma vez que a avaliação tem o objetivo de facilitar a aprendizagem e prova podemos dizer que é uma avaliação numérica do desempenho.
    Os cursos possuem uma avaliação On-line, na qual o aluno deverá responder dez questões de múltipla escolha sobre o conteúdo do curso, dentro do ambiente virtual, tendo para isso 60 minutos.
    Para ser aprovado deverá apresentar um aproveitamento igual ou superior a 60%.
  • Em caso de dúvida sobre o conteúdo do curso, terei algum acompanhamento?

    Sim, dentro de sua sala de aula possui um campo de "tira dúvidas". Você poderá enviar suas perguntas que serão respondidas em até 3 dias úteis pela nossa equipe de tutores.
  • Como faço para cancelar o curso em que eu me inscrevi?

    O participante somente poderá cancelar o curso caso esse não tenha iniciado. Em hipótese nenhuma será devolvido o dinheiro, em caso de desistência, após o início do curso ou após o acesso à sala de aula virtual pelo participante.
    Caso o curso não tenha começado e o participante queira cancelar sua inscrição, será cobrada uma taxa administrativa de R$30,00 por curso cancelado (referente às taxas bancárias de quitação do boleto ou às taxas da operadora de cartão de crédito referente à antecipação do crédito).
  • Preciso de algum programa específico instalado em meu computador para acessar os cursos do Instituto da Educação?

    Não é preciso nenhum programa  especifico. É preciso apenas de conexão com Internet (que não precisa ser banda larga pois os módulos dos cursos podem ser baixados em seu computador). Quanto aos navegadores, podem ser: Internet Explorer; Mozilla Firefox, Chrome, etc.. e o Sistema Operacional pode ser: Windows; Linux; IOS...
  • Como recebo o certificado? Como ele é enviado?

    O Certificado do Instituto da Educação é personalizado. Cada certificado possui: todo o conteúdo programático do curso descrito em seu verso; um número de registro e o CNPJ da Empresa.

    O certificado é enviado somente aos participantes que foram aprovados no curso, eles são enviados através do  e-mail em um prazo de 15 a 20 dias úteis após o término do curso.

  • Quando posso realizar a rematrícula?

    A rematrícula pode ser solicitada nas seguintes situações:

    - Se o participante não concluir o curso durante o período regular de acesso, poderá solicitar sua inserção novamente na sala de aula virtual, mediante o pagamento de taxa de R$ 30,00, pois trata-se de uma nova matrícula.

    - Caso não atinja a média necessária para aprovação que é de 60% de acerto na avaliação on-line, o participante poderá solicitar sua rematrícula no curso mediante pagamento da taxa de R$ 30,00 e então terá acesso novamente ao curso por um período de trinta dias, podendo realizar uma nova avaliação.
  • Quais são as formas de pagamento?

    As formas de pagamento são:

    - Cartão de Crédito
    - Boleto Bancário
    - Transferência eletrônica

    Os valores dos cursos poderão ser parcelados somente através do Cartão de Crédito, nas demais formas de pagamento o valor será integral e à vista.
  • Quais são os passos para realizar a matrícula?

    Descrição Resumida

    Para realizar sua matrícula siga os seguintes passos:

    1. Escolha o(s) curso(s) que deseja realizar;
    2. Cadastre-se (caso ainda não possua login e senha do Instituto da Educação);
    3. Escolha a forma de pagamento (boleto bancário, cartão de crédito ou transferência eletrônica);
    4. Assim que o pagamento for aprovado, o participante receberá um e-mail infomando que o acesso ao curso está liberado.

    Obs. Essa descrição de matrícula não aplica aos cursos de Pós-Graduação. Para estes, o interessado realiza apenas uma pré-matrícula, feito isso, um de nossos consultores entrará em contato para concluir a matrícula e discutir a melhor forma de pagamento

    Obs. Os valores dos cursos podem sofrer alteração sem aviso prévio.

    Descrição Detalhada
    1) Selecione o(s) cursos de seu interesse. Após escolher o(s) curso(s) preencha corretamente seus dados para a matrícula (nome; endereço; e-mail; senha de acesso, etc.). Caso já tenha cadastro conosco basta digitar seu e-mail e sua senha de acesso. Escolha uma das opções de pagamento: Cartão de Crédito, Boleto Bancário, Transferência Eletrônica
     
    2) Não é necessário o envio do comprovante de pagamento, pois o nosso sistema dará “baixa” automaticamente em seus dados quando o pagamento for efetuado. Ressaltamos que em hipótese nenhuma será devolvido o dinheiro da inscrição após o início do curso.
     
    3) Na opção por boleto bancário, aconselhamos que faça o pagamento logo após a emissão do mesmo, pois o prazo de compensação do boleto que pode variar de 2 a 3 dias úteis. 
     
    4) Com seu e-mail e senha cadastrados, você poderá acessar sua sala de aula virtual a partir da data do início de seu(s) curso(s). Após estudar os módulos, você responderá a uma avaliação on-line composta por perguntas objetivas que têm como respostas apenas uma alternativa correta para cada questão. A avaliação é composta de 10 questões e o participante terá 60 minutos para respondê-la. Lembramos ainda, que a sala de aula ficará aberta para acesso on-line durante todo o período do curso e a avaliação deverá ser respondida durante este período, que na maioria dos cursos é de 30 dias; caso isso não ocorra o participante não concluirá o curso.
     
    5) O aluno que tiver desempenho igual ou superior a 60% (sessenta por cento) receberá o certificado emitido pelo Instituto da Educação no prazo de 15 a 20 dias utéis  após o término oficial do curso. Abaixo dessa média, não será concedido o certificado de realização do curso. Contudo, se for do interesse do participante, poderá ser feita uma rematrícula no mesmo curso, pagando o valor de R$ 30,00 (Trinta Reais) para que o participante estude novamente os módulos e realize uma nova Avaliação On-Line, com as mesmas regras válidas, ou seja, deverá ter um desempenho de pelo menos 60% de acerto nas respostas da avaliação.

    Obs. Os participantes que necessitarem que o certificado seja enviado antes do prazo regulamentado pela empresa e que por sua vez foi aprovado na avaliação de aprendizagem do curso, deverá entrar em contato com o DAC - Departamento de Apoio ao Cliente - e solicitar o envio do mesmo; salientamos porém, que caberá ao participante o pagamento das custas de envio do certificado através dos correios (Taxa de envio através de SEDEX).
     
    6) Sua sala de aula virtual ficará liberada para acesso 24 horas por dia no período que compreenderá seu curso (30 dias) . Por isso é importante que o participante faça seu cronograma de estudos durante esse período, principalmente com o preenchimento da Avaliação On-Line.
     
    7) Conforme citado no item 5, os alunos que não conseguirem estudar todo o conteúdo e nem realizar a avaliação até o término do curso poderão se rematricular, no mesmo curso, pagando apenas o valor de R$ 30,00 (Trinta Reais) referente às taxas administrativas.
     
    Obs.:Esteja sempre atento às datas de pagamento, início e término do curso, realização da avaliação on-line e outras atividades ligadas ao curso escolhido. Procure ter sempre guardado seu comprovante de pagamento para eventuais necessidades. Caso ainda tenha alguma dúvida, envie um email para o Departamento de Apoio ao Cliente - dac@institutodaeducacao.com.br ou ligue: 0800-602-4963 estamos prontos para atendê-lo.
  • Como funciona a metodologia de avaliação da Pós-Graduação?

    A metodologia baseia-se, essencialmente, na utilização da Internet como meio de acesso ao conteúdo programático e às orientações educacionais. O programa conta com um Learning Management System – LMS, no qual são controlados os processos acadêmicos e pedagógicos, e onde são disponibilizados os conteúdos instrucionais.

    No LMS, os alunos contarão com recursos de mídia diversos, como vídeos, entrevistas, textos, artigos, biblioteca virtual, referências, links de sítios da Internet para leituras de aprofundamento, interação com os demais alunos por meio de fóruns de discussão (newsgroups), bem como tutoria individualizada.

    Outrossim, serão entregues materiais impressos com o conteúdo básico de cada disciplina, denominados Cadernos de Estudos. Tais cadernos seguirão a seguinte estrutura, observada a organização curricular de seus conteúdos nas unidades de estudo:



    Iniciando nossa conversa: apresentação dos conteúdos a serem estudados, a sua sequência e significado para a área de estudo da disciplina.
    Definindo nosso ponto de chegada: apresentação dos objetivos pretendidos com a unidade de estudos.
    Discutindo as teorias: desenvolvimento dos conteúdos propostos em uma linguagem dialógica.
    Para refletir: sugestão de pontos para reflexão a partir das discussões apresentadas.


    AVALIAÇÕES, TCC E RELATÓRIOS DE DESEMPENHO

    A avaliação do aluno é processual e se baseia na realização de atividades avaliativas a distância, propostas em cada disciplina do curso, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e a prova presencial final, conforme determinação legal – Resolução 01/2007, da CNE/CES.

    O aproveitamento do aluno é expresso em escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), com intervalo de 0,1 (um décimo). A média mínima para aprovação, em cada disciplina, é 7,0 (sete).

    Os trabalhos e as provas versarão sobre os assuntos abordados no Caderno de Estudos das disciplinas. Os trabalhos estão descritos nas atividades avaliativas de cada disciplina

    Os trabalhos e atividades propostas possuem as seguintes características:

    Têm peso de 40% da nota final (de 0,0 a 10,0 seu valor máximo é de 4,0 pontos);
    Versam sobre os assuntos abordados no caderno de estudos das disciplinas e são aplicados em cada uma das disciplinas que compõem o curso;
    Podem ser: estudos de caso, resumos, sínteses, exercícios, fóruns, chats ou quaisquer outras formas de avaliação propostas pelo professor-tutor;
    Devem ser postados segundo o calendário de cada disciplina;
    O aluno é livre para consultar seus cadernos de estudos e bibliografias sugeridas.
    A prova presencial possui as seguintes características:

    Tem peso de 60% da nota final (de 0,0 a 10,0 seu valor máximo é de 6,0 pontos);
    Versa sobre todo o conteúdo do curso;
    É aplicada ao final do curso, em data a ser agendada segundo o calendário do curso;
    É realizada presencialmente;
    Não permite consultas.
    A nota final da disciplina será calculada, somando as notas das atividades avaliativas (NA) a distância com a nota da prova (NP).

    Cálculo da nota final = NA + NP
    NA – Soma das notas das atividades avaliativas a distância
    NP – Nota da prova

    Exemplo:

    O aluno alcançou 3,8 nas atividades avaliativas (NA).
    Quanto precisa alcançar na prova (NP) para ser aprovado?
    Aprovação = 7,0 – 3,8 (NA) = 3,2 (NP).
    Logo: o aluno precisa obter no mínimo 3,2 na prova.


    TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

    O TCC deve ser realizado individualmente, conforme Art. 6o único da Resolução CNE/CES no 1 de 08/06/2007, que estabelece: “Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu oferecidos a distância deverão incluir, necessariamente, provas presenciais e defesa presencial individual de monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso.”

    O TCC é definido conforme especificado no Projeto Pedagógico do Curso e deve demonstrar pertinência do assunto em relação ao curso; coerência entre os objetivos; referencial teórico e metodologia; abordagem crítica do tema; reflexão criativa; capacidade de síntese; clareza; correção da linguagem acadêmica.